Para quem ainda não sabe, entrou em vigor no último dia 27 de março, a Lei nº 14.831/24, que vem instituir o “Certificado Empresa Promotora de Saúde Mental”, uma forma de reconhecer as empresas que atendem aos requisitos de promoção da saúde mental e do bem-estar de seus empregados estabelecidos na referida lei.
Implementação de programas de promoção à saúde mental no trabalho; oferecimento de recursos de apoio; realização de campanhas e treinamentos; capacitação de lideranças; e treinamentos específicos em temas de maior interesse dos colaboradores; além do combate à discriminação e assédio.
Promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável; incentivo ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional; promoção e incentivo às atividades físicas e de lazer, alimentação saudável, interações positivas e comunicação integrativa.
Divulgação regular das ações e políticas de saúde mental e bem-estar nos canais de comunicação da empresa; canal de sugestões e avaliações dos funcionários; promoção do desenvolvimento de metas e análises periódicas dos resultados das ações implementadas.
Mais do que nunca é fundamental que as empresas reconheçam e valorizem a saúde mental de seus colaboradores, que são as pessoas que fazem o seu negócio prosperar e a sua marca ser respeitada no mercado. Este artigo, primordialmente, pretende aclarar ainda mais essa visão.
Você sabia que os transtornos mentais já são a 3ª principal causa de afastamento do trabalho?
O cenário de adoecimento mental no Brasil é alarmante, com altas taxas de estresse, ansiedade e depressão impactando diretamente a qualidade de vida e o desempenho profissional, independentemente da idade ou condição social. Diante disso, as empresas precisam administrar o turnover de forma eficaz, especialmente ao considerar que, após o retorno ao trabalho, o colaborador tem direito a 12 meses de estabilidade.
A ausência de saúde mental reduz significativamente a capacidade da pessoa de agir, reagir, se concentrar, bem como de se relacionar com os outros. Da mesma forma, impacta sua autonomia, sua comunicação e, consequentemente, sua interação social, causando isolamento social, ansiedade, fobias e outras questões limitantes.
Tais questões, não apenas afetam a pessoa em si, mas seus familiares, amigos e a empresa onde em que ela trabalha.
Um quadro indicativo de transtorno mental, ou de que algo não está bem ou saiu da rota da normalidade, pode afetar qualquer pessoa e comprometer, em menor ou maior grau, suas relações e produtividade no trabalho. É importante que as empresas orientem as pessoas sobre isso.
Sempre que se sentirem mais apoiadas e valorizadas em seus ambientes de trabalho, as pessoas diminuirão seu nível de estresse, aumentando, assim, a sua satisfação. A serotonina e a ocitocina, substâncias existentes no cérebro humano, quando equilibradas, fazem com que as pessoas se sintam mais felizes, e, por conseguinte passem a ser mais produtivas, empáticas e engajadas.
Mente e corpo saudáveis são sinônimos de equilíbrio emocional e por isso devem ser valorizados.
Atualmente, são muitos os que se preocupam com o corpo, especialmente por questões estéticas, no entanto, a saúde mental merece igual atenção. Não se deve negligenciar as emoções, pois elas são capazes de adoecer uma pessoa, quando não gerenciadas.
Se as pessoas passam boa parte dos seus dias no trabalho, é cada vez mais urgente que as empresas valorizem e se empenhem em promover a saúde mental de seus colaboradores. Afinal, a saúde mental é vital para o bem-estar e sua ausência inevitavelmente causa um impacto negativo às empresas, em menor ou maior grau.
Pensamento negativo constante ou comportamento autossabotador pode adoecer uma pessoa e inibir o seu crescimento profissional. Pode até parecer contraditório, mas isso pode ser mais complexo do que parece ou mais simples do que se imagina.
Se você jamais refletiu sobre a importância da saúde mental no trabalho, a hora é agora!
Comece pela conscientização de toda a sua equipe através de treinamentos eficazes, isso é o que determina a lei 14.831/24, que já está em vigor!
O estigma e a discriminação em torno dos problemas de saúde mental podem impedir que colaboradores busquem ajuda quando necessário.
Definitivamente, é preciso prevenir um ambiente de trabalho tóxico e desfavorável ao bem-estar, e dar lugar de destaque à empatia e ao acolhimento. O treinamento é uma ferramenta poderosa para desmistificar isso!
Implementar programas de treinamento em saúde mental para colaboradores e lideranças é uma maneira eficaz de promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Esses treinamentos não apenas aumentam a conscientização sobre questões de saúde mental, mas também capacitam os funcionários a reconhecerem sinais de sofrimento psicológico em si mesmos, em seus pares ou subordinados, promovendo uma cultura de apoio e compreensão.
Conscientizamos seus colaboradores e lideranças e os incentivamos a:
– Valorizar e cuidar de sua saúde mental,
– Identificar situações de alerta,
– Saber prestar apoio adequado às pessoas que precisam de ajuda.
Além disso, o Treinamento Saúde Mental no Trabalho da TothBe, oferece ferramentas práticas para que colaboradores e lideranças consigam:
Por fim, nosso treinamento em saúde mental no trabalho oferece uma abordagem realista e prática para promover o bem-estar emocional e psicológico no ambiente de trabalho.
Entre em contato conosco para saber mais e junte-se a nós na jornada rumo a um ambiente de trabalho mais saudável, feliz e produtivo para todos.
Vem com a TothBe!