Para empresas que ainda não priorizam a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, é hora de prestar atenção. Já não é novidade que pessoas de todas as idades estão manifestando transtornos emocionais, algo que ficou ainda mais evidente após a pandemia. No entanto, agora temos estatísticas que comprovam isso. É o que revela, por exemplo, a recente matéria do Jornal Valor Econômico de 3 de junho de 2024.
Agora é lei! É preciso promover a Saúde Mental e Bem-Estar no Trabalho.
Segundo as estatísticas divulgadas pelo jornal, houve um aumento alarmante no uso de antidepressivos entre trabalhadores brasileiros. A pesquisa comparou o primeiro trimestre de 2023 com o mesmo período de 2024 e revelou que o uso de antidepressivos entre os trabalhadores brasileiros saltou 12%.
Os dados ainda revelam que o grupo mais afetado é composto por funcionários com idades entre 39 e 48 anos, sendo que a maior adesão está na faixa de 39 a 43 anos (19,8%), seguida pela faixa de 44 a 48 anos (16,5%).
A pesquisa, que analisou a compra de medicamentos de 196.677 funcionários de 250 empresas, revelou ainda que a maioria desses trabalhadores são homens (51%) e que 17% ocupam cargos de liderança.
Por fim, a pesquisa também mostra que 29% dos entrevistados não fazem nada para cuidar da saúde mental, e que as mulheres são duas vezes mais propensas a agendar sessões de terapia do que os homens. Isso aponta para a necessidade de uma maior conscientização e incentivo para que todos os trabalhadores busquem cuidar da saúde mental e física.
Assim, está mais do que na hora de pensar no que a sua empresa pode fazer pela saúde mental e bem-estar de seus colaboradores.
A Importância de um Ambiente de Trabalho Saudável
Os dados revelados, além de preocupantes, evidenciam a necessidade urgente conscientizar os colaboradores sobre a importância da saúde e bem-estar, de saber lidar com sentimentos e emoções que possam comprometer a felicidade e a produtividade, evitando, consequentemente, os quadros de adoecimento.
Reconhecer a importância da felicidade no local de trabalho é fundamental para cultivar um ambiente saudável e produtivo. Compreender os indicadores que revelam a saúde e o bem-estar dos colaboradores pode fortalecer a cultura organizacional e aprimorar a satisfação profissional. No entanto, como podemos efetivamente discernir se alguém está verdadeiramente feliz em seu ambiente de trabalho?
Os sinais reveladores podem estar presentes, por exemplo, no retorno das férias ou mesmo no domingo à noite, marcados por desânimo ou ansiedade. Se alguém começa o dia contando as horas para o final do expediente ou espera ansiosamente pela sexta-feira, algo pode estar errado. É, portanto, extremamente válido avaliar a relação com o trabalho e o propósito pessoal.
Considerando que dedicamos uma grande parte do nosso tempo ao trabalho e às suas preocupações, mesmo quando não estamos efetivamente trabalhando, é fundamental que esses sentimentos sejam positivos e motivadores. Ter uma relação saudável com o trabalho é, certamente, sinônimo de bem-estar e felicidade.
Muitas vezes, vemos pessoas colocando o trabalho acima de sua saúde. Isso se manifesta de várias maneiras, por exemplo: algumas pessoas se envolvem tanto no trabalho que esquecem de fazer pausas regulares para descansar ou se alimentar adequadamente. Há também aquelas que evitam pedir ajuda ou se ausentar do trabalho quando estão doentes. Além disso, muitos negligenciam a saúde para cumprir prazos. E há também quem adie consultas médicas devido a compromissos profissionais. Esses exemplos destacam, sobretudo, como algumas pessoas sacrificam sua saúde pelo trabalho, o que pode ter consequências negativas a longo prazo. Por isso a conscientização não só dos colaboradores, mas também das lideranças é FUNDAMENTAL!
Um ambiente de trabalho saudável deve ser um espaço onde os colaboradores se sintam valorizados, seguros e capacitados. Deve promover um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, incentivando a colaboração, o respeito mútuo e o apoio. Isso inclui proporcionar condições ergonômicas, oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, bem como políticas claras de saúde e segurança. Além disso, um ambiente de trabalho saudável deve encorajar a comunicação aberta, o reconhecimento do esforço individual e coletivo, e promover um estilo de liderança que inspire confiança e motivação.
Diante desse cenário, mais do que nunca se faz necessário que as empresas invistam em treinamentos que promovam a Comunicação Não Violenta (CNV), Saúde Mental, Prevenção ao Assédio e outros temas afins.
A TothBe oferece esses e outros treinamentos, que são fundamentais para criar uma cultura de acolhimento e cuidado dentro das organizações. Eles preparam as pessoas para lidar com sentimentos de ansiedade e desânimo, ajudando-as a criar mecanismos de defesa que ressignifiquem certas contrariedades ou frustrações, fortalecendo-as para enfrentar melhor os desafios, sejam quais forem.
Além de promover a saúde mental e o bem-estar no trabalho, esses treinamentos ajudam as empresas a estarem em conformidade com a Lei 14.831/24, que exige ações concretas para promover a saúde mental dos trabalhadores.
Estamos esperando o seu contato.
Vem com a TothBe!
contato@tothbe.com.br